Postagens mais populares da semana

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Levando a arca da presença de Deus


I Crônicas 15:2 - Então disse Davi: Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o SENHOR os escolheu, para levar a arca de Deus, e para o servirem eternamente.
Pra começar vamos perceber que na afirmação de Davi está implícito uma série de acontecimentos anteriores,Deus já avia antes afirmado que os levitas deveriam levar a arca e dado detales do preparo para isso,porem Davi colocou carros de boi para levar a arca,o que acarretou em série de conseqüências...uma delas foi a morte de um homem,onde Deus vem mais uma vez nos lembrar que o salário do pecado é a morte... por que um homem despreparado quis tocar na arca que era a representação física da glória de Deus,e hoje muitos homens e mulheres fazem a mesma coisa! De mãos sujas e cheios de pecados, sobem em púlpitos,tocam nos instrumentos consagrados ao senhor e tentam trazer a glória de Deus para a congregação,porem sem sucesso... por que não buscam fazem conforme a vontade perfeita e agradável de Deus...
Por tanto vamos ao que interessa,no texto de I Crônicas 15:12 Davi,direcionado por Deus  cita a palavra chave do nosso texto, ele diz; “purifiquem se”!
Agora seguiremos em direção ao texto em Números 8 começando no versículo 6,onde será possível entender melhor essa ordem de se purificar...
Números capitulo 8 ,do versículo 6 ao 15.
Versículo 6 – A primeira coisa que Deus manda que os levitas façam é sair do meio da multidão,isso implica em uma decisão difícil,pois quando se está na multidão não é necessário pensar muito,basta apenas seguir o fluxo,pra onde a multidão vai,ai nós vamos junto,mas como escolhido de Deus é preciso caminha na direção contrária a da multidão,considerando que isso não será nada fácil,pois haverão pessoas esbarrando em você,pessoas que vão te machucar e dar canelasas,te empurrando para passar por você,e é claro empurrando na direção da multidão,contraria que Jesus tem pra você,e você precisa ser forte para seguir em frente.
Versículo 7 – Aqui os levitas precisam passar pelas águas da expiação,essa é a palavra que Deus,que leva o homem ao entendimento e ao arrependimento,é aqui que o homem é limpo de seus pecados do passado. 2Cronicas 7:14
                     - Também passam pela navalha,e é sobre o corpo todo!! O fato é que nessa época os homens eram todos muito cabeludos,o povo não tinha presto barba... E com certeza um careca seria de longe notado no meio do povo,aqui Deus quer nos chamar atenção para o testemunho que devemos dar,onde as pessoas devem ver a diferença em nós,mesmo sem saber que somos crentes,as pessoas devem ver diferença no nosso jeito de falar,de agir de lidar com a vida. Matheus 5:13 a 16
                    - E no fim do versículo os levitas também precisam lavar as suas vestes,com isso eles se expõem,as roupas são lavadas no meio de todo o povo,e o povo observa as sujeiras sendo retiradas,com isso as sujeiras passadas dos levitas ficam expostas,não que Deus queira que você saia contando seu passado pras pessoas mas é preciso que você realmente se liberte dessas sujeiras do velho homem,para que possa realmente sair com vestes limpas de louvor! Confessando nossas fraquezas e orando uns pelos outros nós nos expomos e crescemos espiritualmente. Salmos 51:7
Versículo 8 – Aqui Deus pede que sejam feitos sacrifícios, e deixa bem claro que é preciso se sacrificar muitas vezes,abrindo mão da própria vontade e dos próprios interesses para fugir do pecado. Gálatas 5:17,18
Versículo 9,10 – È claro que Deus também não deixou de lembrar os levitas de que eles deveriam estar prontos para servir ao seu próximo,por isso os mandou ficar bem diante de todo o povo para que vicem todas aquelas pessoas,mesmo aquelas que eles não gostavam muito,e aquelas com quem já tinham tido problemas por isso Deus manda que eles fiquem diante de toda congregação,e manda que a congregação os abençoe. Hebreus 5:1 – I Pedro 4:13
Versículo 12,13 – Aqui novamente vemos sacrifícios, mas aqui o sacrifício vai alem de servir para ser limpo do pecado, aqui o sacrifício é em prol de agradar e louvar a Deus,nos revelando que devemos abrir mão da nossa vontade não só para evitar o pecado,mas também simplesmente quando isso agradará a Deus,pode parecer confuso,mas há momentos em que nos encontramos em uma situação que a nossa escolha não seria pecado,mas também não agradaria o coração de Deus,ai novamente é preciso se sacrificar.
Versículo 14,15 – Esse versículo mostra mais claramente o que ocorreu dês do início do texto,todo o processo, foi direcionado por Moisés,(que foi direcionado por Deus),e dês do início foi necessário que os levitas confiassem nas instruções de Moisés e fossem extremamente obedientes a essas instruções,e essa é com certeza uma característica que não pode faltar em alguém que leva a arca da presença do Senhor,a obediência a seus lideres,sejam da igreja ou não,afinal,como diz a bíblia,a rebeldia equivale ao pecado de feitiçaria! I Pedro 2:13
Agora que entendemos a preparação necessária para se levar a arca da presença de Deus,vamos voltar ao texto inicial de 1 Crônicas  15:15
Versículo 15 – Os levitas levavam a arca nos ombros utilizando cabos de madeira,isso representa para nós o peso da responsabilidade de se levar a presença de Deus.
Versículo 16 – Eles também tinham que cantar sempre músicas alegres,considerando que naquela época quando o povo de Deus ia para a guerra a arca ia na frente do exército,2 Samuel 11:11, e os levitas tinham que caminhar em meio ao deserto em direção a guerra tocando musicas alegres,isso nos ensina,que devemos louvar e engrandecer o nome do Senhor com alegria mesmo em meio a grandes desertos e batalhas!  E quando levavam a arca para a guerra,quatro iam carregando a arca e os outros iam tocando os instrumentos,ou seja,nenhum deles ia armando,nem com um escudo se quer! Esse detalhe importante serve pra nos lembrar que levita não se defende!A segurança e a proteção dele está no Senhor,ele não precisa de palavras grosseiras nem enfrentar ninguém para se defender,ele deve apenas seguir louvando a Deus,e crendo que Ele o defenderá. (Lucas 6:27 a 29) = (Romanos 8:31 a 36)
Deuteronômio 10:8
I Pedro 2:9
Louvado seja o nome do Senhor que nos escolheu para levar a sua presença por onde quer que formos!

Nenhum comentário:

Postagens mais populares da semana

Motivos de oração

Pela Denise, Dulcinéia e Natalino(parentes enfermos da Ir.ª Djanira), Gumercindo(idoso), Prosperina(idosa), Ministério de Louvor, Ministério Infantil, Conjunto Semeando Pérolas, Nossas crianças, País URUGUAI, País BOLÍVIA, País PERU, País SUDÃO, Pr. Ariélio(saúde), José Borges de Albuquerque(saúde), Jandira(saúde), América(saúde), Josias(reconciliação com Deus), Lohran(emprego), Marília(reconciliação com Deus/emprego), José Maria (emprego), Ana Amaral(saúde), Leonidas - mãe da Dc.ª Cleide (saúde).