Postagens mais populares da semana

quinta-feira, 10 de março de 2011

Selá, hora de dar uma pausa


Salmo 3

Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários!São muitos os que levantam contra mim.
Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus.
(Selá)
Mas tu,Senhor, és um escudo para mim, a minha glória e o que exalta a minha cabeça.
Com a minha voz clamei ao Senhor;ele ouviu-me desde o seu santo monte.
(Selá)
Eu me deitei e dormi;acordei,por que o Senhor me sustentou.
Não terei medo de dez milhares de pessoas que se puseram contra mim ao meu redor.
Levanta-te, Senhor, salva-me , Deus meu, pois feriste os meus inimigos nos queixos,quebraste os dentes aos ímpios.
A salvação vem do Senhor, sobre o teu povo seja a tua benção.
(Selá)

Versículos 1 e 2 – O rei Davi, foi com certeza um grande guerreiro,foi usado por Deus para derrotar muitos povos que oprimiam o povo de Deus,mas muitas vezes também se viu cercado por muitos inimigos e como qualquer homem teve medo, e como além de guerreiro o rei também era músico,temos muitas declarações de como ele se sentia quanto a isso,pois muitas vezes usava canções para declarar a Deus como se sentia. Aqui o rei Davi,começa uma canção, onde se lamenta por se ver cercado por inimigos,e em sua segunda frase podemos ver claramente seu desespero quanto a sua situação,ele demonstra sua enorme preocupação quanto aos problemas e dificuldades que está passando.

Até que nos deparamos com essa palavra curiosa, que vemos muitas vezes em meio aos salmos, Selá , essa palavra é muito usada nos salmos,pois os salmos são na verdade canções,o livro de e um livro de canções! o selá se trata de uma palavra hebraica,que significa; pausa,neste caso, quer dizer uma pausa para afinar os instrumentos em meio a canção.
Podemos então entender o que este Selá significa como a maioria das canções eram feitas de forma espontânea, além de afinar o instrumento, este momento serviria até para que o levita tivesse um momento para refletir e pensar em como dar continuidade a canção, o que de fato ocorre no texto de Salmo 3...

Versículos 3 e 4 – Após o primeiro (selá) ou seja,após o primeiro momento em que Davi para pra refletir e afinar seu instrumento,podemos notar que ele muda o rumo da prosa,agora já não se lamente mais,agora ele lembra que O Senhor é o seu escudo,e seus inimigos não são pálio pra Deus! E já afirma que o Senhor ouviu o seu clamor. Já se mostra mais confiante e traquilo.

Versículos 5,6 e 7 – Ai então temos um segundo momento de Selá,mais uma vez o Rei para pra refletir,e afinar seu instrumento,dessa vez o discurso do rei já se torne totalmente diferente do inicial,agora Davi já não cita mais seus inimigos nem problemas,agora Davi apenas louva a Deus e afirma que se ele dorme e acorda é por que o Senhor o sustenta,e traz a memória as vitórias que o Senhor já lhe deu!

Versículo 8 – Na última afirmação Davi utiliza uma frase que contradiz o versículo 2,onde ele dizia que não havia salvação para ele,agora ele afirma que sua salvação vem do Senhor!Após parar para refletir novamente Davi talvez tenha enxergado que não tinha motivos para se lamentar.

Depois disto ainda vemos um terceiro Selá, mais para que parar pra afinar o instrumento se não vai mais tocar? Talvez Davi ainda planejasse continuar cantando, mas durante este terceiro Selá,se deu conta de que não havia mais nada a ser dito,que é hora apenas de se calar e esperar o Senhor agir.

Nós assim como o rei Davi somos soldados, em meio a guerra todos os dias, e muitas vezes nos vemos cercados de inimigos por todos os lados, cercados pelas dificuldades do dia a dia,pelos problemas com a família, e pelo desanimo, talvez este seja um bom momento para fazer como o rei Davi,parar em meio a guerra e afinar os instrumentos, refletir e se achegar a Deus, lhe entoar canções e abrir o coração,falar como se sente realmente, e talvez, depois de um momento de reflexão (Selá) se perceba que Deus é muito maior do que todas as outras coisas...
Todos nós precisamos de uma pausa para falar com Deus e afinar as cordas de nossas vidas,e lembrar que Deus está conosco sempre, cuidando de tudo,o grande general de todos os exércitos que detém em sua mão toda a salvação, e talvez depois desta pausa possamos começar uma nova canção em nossas vidas,sem lamentos ou reclamações,apenas louvores ao Senhor ;)

A salvação vem do Senhor, sobre o teu povo seja a tua benção. Salmo 3:8


Veja também ASTROLOGIA
Veja também ABORTO
Veja também PORNOGRAFIA

Nenhum comentário:

Postagens mais populares da semana

Motivos de oração

Pela Denise, Dulcinéia e Natalino(parentes enfermos da Ir.ª Djanira), Gumercindo(idoso), Prosperina(idosa), Ministério de Louvor, Ministério Infantil, Conjunto Semeando Pérolas, Nossas crianças, País URUGUAI, País BOLÍVIA, País PERU, País SUDÃO, Pr. Ariélio(saúde), José Borges de Albuquerque(saúde), Jandira(saúde), América(saúde), Josias(reconciliação com Deus), Lohran(emprego), Marília(reconciliação com Deus/emprego), José Maria (emprego), Ana Amaral(saúde), Leonidas - mãe da Dc.ª Cleide (saúde).